Loja eficiente: o que as marcas mais conhecidas no mercado têm em comum?

por| 14 de janeiro de 2020| 0 Comentários

Você já ouviu falar sobre o Guanggun Jie que é comemorado todo dia 11 de novembro na China? Na tradução do chinês para o português, a expressão significa Dia dos Solteiros e trata-se de um festival de socialização entre pessoas que ainda não encontraram um par. O evento originou-se apenas com ações de entretenimento para unir ou divertir quem estivesse sozinho, mas acabou se transformando em um dos principais dias de comércio online no mundo.

No Brasil, quem resolveu agitar as compras em 2019 foi a gigante Magazine Luiza com uma audaciosa ação de branding. No caso da varejista brasileira, a data escolhida foi a véspera da Black Friday, 28 de novembro. O evento, intitulado Black das Blacks, consistia em um programa de duas horas ao vivo no canal Multishow, com apresentação de Luciano Huck e participação de cantores, humoristas e influenciadores.

Na Black das Blacks o telespectador foi convidado a baixar o aplicativo do Magalu para participar de brincadeiras e ter acesso a ofertas exclusivas que também estariam disponíveis nas lojas físicas, no dia seguinte. A ação também foi amplamente divulgada no Youtube, nas redes sociais do Multishow e no Globo.com.

Inspire-se no Magalu

Só tem uma loja eficiente como o Magazine Luiza quem se cerca de boas práticas. Se você está entre os líderes de PDV que admiram o sucesso do Magalu, inspire-se em três das muitas ações que essa gigante do varejo incorporou ao negócio:

#1 – Entenda o calendário promocional como uma ação estratégica

O calendário promocional deve ser considerado como uma das estratégias de negócio mais importantes da área de marketing de um comércio ou varejo. Isso porque é apoiado nele que consegue-se efetuar as melhores vendas sobre oferta. O ideal é que o calendário promocional comece a ser elaborado no mês de setembro do ano corrente considerando o conjunto de datas que possam atrair a atenção dos clientes no ano seguinte.

#2 – Digitalize-se com responsabilidade

Mais de 30% das receitas do Magazine Luiza vem da Internet. De acordo com a diretora de marketing da empresa, Ana Paula Rodrigues, a companhia, que foi fundada como uma varejista, já se posiciona como uma plataforma digital. É claro que demora-se um tempo para alcançar esse status e para alguns comércios ou varejos esse nem é o objetivo. Porém, diante da crescente necessidade de ingresso no ambiente virtual, comece fazendo com que as informações do seu site e das suas redes sociais sejam as mesmas que circulam no seu PDV e vice versa. Assim, não correrá o risco de decepcionar clientes que transitam pelos dois ambientes.

#3 – Tenha padrão na comunicação visual do PDV
O Magazine Luiza possui mais de 1000 lojas distribuídas em 18 Estados brasileiros. Mesmo com essa dimensão toda a marca consegue ter capacidade para produzir cartazes alinhados ao calendário promocional da rede, sem deixar de atender no prazo as demandas pontuais de cada unidade, sejam elas emergenciais ou programadas. Sabe por qual motivo? Devido a aquisição de um cartazista eletrônico, programa para criar cartazes que, entre diversas vantagens, oferece planos para comércio e varejo de diferentes portes. 

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o segredo do sucesso de quem não para de vender, que tal verificar quais as oportunidades de melhoria no seu PDV?

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