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Marketing para Varejo: cinco dicas para ter um time eficiente

O departamento de marketing de qualquer empresa, incluindo as do setor de varejo, deve ser eficiente e gerar resultado para os negócios, de preferência com custos reduzidos. Do contrário, é possível que na primeira crise a área entre na lista das que são obrigadas a realizar cortes. Por isso, pensando em ajudar os líderes de marketing a terem um time mais eficiente, listamos abaixo cinco recomendações:

 

1 – Contrate corretamente

O processo de recrutar um profissional de marketing deve ser encarado como uma etapa estratégica da área. Afinal, por mais que estejamos cada vez mais cercados de soluções de tecnologia, quem as coloca em funcionamento são os seres humanos. Então, dedique atenção para definir qual tipo de profissional merece integrar o seu grupo. Lembre-se que, além de criativo, esse colaborador deve ter senso crítico para quantificar e qualificar o resultado das ações, sem falar nas características comportamentais valorizadas pela sua empresa.

 

2 – Cuide de quem faz parte do time

Com o time formado, a atenção deve ser para capacitar, desenvolver, engajar, reter e reconhecer os melhores talentos, pois não estamos em tempo de perder profissionais para a concorrência. Tenha atenção a todas as oportunidades de reforçar nesse grupo detalhes sobre a cultura da empresa e os objetivos de negócio da organização.

 

3 – Invista em soluções de gerenciamento de tarefas

Saber as atividades que precisam ser executadas por uma área e qual é o estágio de cada ação é muito importante para o sucesso de qualquer projeto. E, a melhor forma de garantir a visualização de todas essas atividades é investindo em programas de gerenciamento de tarefas online. Neles, é possível definir projetos, atribuir tarefas aos colaboradores, definir prazos, acompanhar o status das ações e trocar mensagens com os envolvidos.

 

4 – Faça um planejamento e revise-o frequentemente

Inicie o ano com um planejamento de metas do período, considerando as datas comemorativas, períodos sazonais e previsão de movimentos da concorrência. Mas, considere que esse não deve ser um plano estático. Afinal, muitas coisas acontecem ao longo dos meses. Você deve estar preparado para, por exemplo, ter que lançar alguma promoção relâmpago em virtude da ação de um concorrente ou algum acontecimento especial na sua cidade ou no País.

 

5 – Automatize ações muito operacionais

Já pensou, por exemplo, em otimizar o tempo da sua equipe de marketing e reduzir os custos e as chances de erros operacionais com a aquisição de um cartazista eletrônico. Trata-se de um programa para produzir cartazes de oferta, promoção ou precificação. Com ele, varejistas e comerciantes têm autonomia para dar sequência às suas estratégias de marketing, com rapidez, customização e economia. Prefira sempre as soluções que operam em cloud computing, ou seja, na nuvem, que garante segurança dos dados e fácil acesso às informações, independentemente da localização da loja. Softwares para criar cartazes online são sempre mais eficientes.

 

Há tempos o marketing deixou de ser apenas a área de propaganda da empresa para se tornar a inteligência competitiva da organização. Você também quer que seu time esteja nesse patamar, não é mesmo?

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