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10 ferramentas que podem te ajudar no processo de comunicação da sua loja

Já brincou de “telefone sem fio”? O jogo começa com um grupo de pessoas reunidas em círculo. Por meio de um critério do grupo, elege-se uma pessoa para falar uma mensagem no ouvido de quem estiver ao seu lado. Quem ouviu, repassa a informação ao ouvido do participante seguinte, e assim sucessivamente. Em geral, quando a mensagem retorna a quem deu início à sua transmissão, ela chega com alguma distorção da informação.

No ambiente corporativo, para evitar prejuízos às ações em virtude de ruídos indesejados nas mensagens, muitas organizações estão inserindo soluções de tecnologia em suas rotinas. Uma área muito beneficiada por essa Era Digital é a de marketing, tendo em vista o alto volume de informações, incluindo calendário promocional, cartaz de preço, postagens em redes sociais, ofertas e aprovação de materiais, entre outras ações relacionadas ao marketing para empresas.

Para facilitar a vida dos líderes de PDV dentro dessa dinâmica sem rotina, listamos 10 ferramentas muito utilizadas no processo de comunicação entre o gerente e a equipe de marketing.

#1 – Google Alerts

Você sabe o que as pessoas e a imprensa estão falando sobre a sua marca ou do seu concorrente na Internet? Ter essa informação com rapidez é importante para estabelecer medidas de prevenção ou correção. Para acompanhar a citação de uma palavra ou termo na web e receber a informação por e-mail, você pode criar um alerta na ferramenta Google Alerts.

#2 – Youtube

Gestos e expressões faciais são muito representativas dentro da comunicação. Prova disso é que um estudo de Albert Mehrabian, referência mundial quando o assunto é linguagem corporal, aponta que, em geral as mensagens são transferidas na seguinte proporção: 7% pelas palavras; 38% pelo tom da voz, velocidade, ritmo, volume e entonação; e 55% por gestos, expressões faciais e postura. Então, diante da necessidade de um comunicado importante e impossível de ser feito pessoalmente, use o recurso de compartilhamento de vídeo do Youtube. Só tenha atenção quanto a necessidade de criar acesso livre ou restrito aos vídeos.

#3 – Tagsell

Quantas vezes você, gerente de PDV, solicitou a produção de um determinado cartaz de preço e chegou às suas mãos algo pronto e completamente diferente do solicitado? Para evitar esses desperdícios de tempo e material, marcas de diferentes portes têm investido nesse cartazista eletrônico, programa de produzir cartaz. Com ele, é possível fazer a conferência da arte antes da impressão. Além disso, essa ferramenta on-line pode ser utilizada por profissionais de diferentes PDVs. Tudo isso garante autonomia, praticidade e economia à operação.

#4 – WeTransfer

Sabe aqueles arquivos pesados ou que dão muito trabalho para enviar por e-mail? Elas podem chegar às mãos do seu destinatário por meio do WeTransfer, que conta com versões gratuita e paga.

#5 – Google Drive

Quer agregar mobilidade à rotina do seu time? Então, migre todo o seu arquivo virtual para o Google Drive. Nesse ambiente, é possível produzir, editar, armazenar, compartilhar e sincronizar arquivos, com a possibilidade de fazer upload dos documentos, planilhas e apresentações e convertê-los para formatos Google.

#6 – Yammer

Essa rede social corporativa tem mecanismos muito similares ao do Facebook, mas com o diferencial de ser utilizada para comunicação privada das organizações. Só podem ter acesso à plataforma pessoas com endereços de e-mail de determinado domínio e previamente aprovados.

#7 – Gmail Corporativo

Grande parte das pessoas que você conhece utilizam o Gmail para receber mensagens pessoais e elogiam sua praticidade e eficiência, não é mesmo? A boa notícia é que esse provedor também possui uma versão corporativa, que permite utilizar o domínio da empresa. Isso quer dizer que é possível, por exemplo, ter o e-mail [email protected][nomedasuaempresa].com

#8 – Google Agenda

Você, gerente de PDV, já passou pela situação de demorar para marcar uma reunião porque teve que checar a disponibilidade de agenda dos respectivos participantes? Esse processo trabalhoso pode acabar se todos os membros da organização tiverem agendas compartilhadas por meio dessa funcionalidade do Google. 

#9 – Google Meet

Já aconteceu de você passar mais tempo no trajeto de uma reunião do que no encontro em si? Pois bem, o Google Meet foi criado para conectar, por áudio e vídeo, diversas pessoas que estão na mesma empresa ou em localidades diferentes. Uma das importantes funcionalidades da ferramenta é a permissão de compartilhamento de documentos durante o bate-papo. 

#10 – RD Station ou Hootsuite

Ferramenta que otimiza o tempo do time de marketing por meio da possibilidade do agendamento de postagens. Além disso, nelas é possível ainda acompanhar as menções à marca e avaliar o engajamento dos seguidores.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para a rotina da sua área e que você faça ótimos negócios!

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