Vendas sazonais: outono e inverno nas gôndolas da sua loja

por| 8 de abril de 2020| 0 Comentários

 

As estações do ano mais frias, como outono e inverno, são ótimas para ficar em casa, não é mesmo? A vontade é de sair na rua o menor número de vezes possível. Se você concorda, pense que esse é o mesmo pensamento de grande parte dos consumidores. Então, vamos elaborar juntos boas estratégias para ter uma loja eficiente e atrair pessoas para o PDV.

 

Tenha um calendário de vendas completo

O calendário de vendas do seu comércio ou varejo precisa contemplar tanto as datas comerciais tradicionais, como Natal, Ano Novo e Páscoa, por exemplo, quanto as esportivas de grande repercussão e as comemorativas da região e do setor de atuação. Inclua também entre elas os períodos que marcam o início das estações do ano.

Considerando, por exemplo, o outono e o inverno, faça um mapeamento de oito pontos:

  1. Atualmente, qual é o público-alvo da sua loja e como os clientes se distribuem ao longo do dia;
  2. Quais campanhas geraram os melhores resultados e merecem ser repetidas;
  3. Quais e quantos itens mais foram vendidos na temporada anterior;
  4. Quais ações não tiveram o desempenho esperado e por quê;
  5. Quais produtos foram procurados e não encontrados;
  6. Como foi o desempenho da concorrência no período;
  7. Como está a tendência de consumo do seu público;
  8. Qual é a meta do seu negócio para o período.

 

Estratégias promocionais são fundamentais

É um erro promocionar produtos impulsivamente apenas para ter a falsa ilusão de ficar com o PDV cheio e os estoques vazios. Sem estratégias promocionais, há grandes riscos de perda de dinheiro. Então, após definir quais produtos merecem ser promocionados, tome x atitudes

  1. Crie senso de urgência – Faça com que o consumidor não queira sair da loja sem o produto promocionado por meio de cartazes com mensagens, como: “compre mais por menos”; “oportunidade única”; “promoção por tempo determinado”; ou “últimos dias de promoção”.
  2. Defina o período da promoção e não prolongue o prazo – Quando você toma essa atitude, além de respeitar as pessoas que se anteciparam na compra, você ainda educa as demais para se programarem melhor na próxima oportunidade.
  3. Cuidado com os excessos – Salvo em caso de troca de mostruário ou liquidação de coleções antigas, promocionar a loja toda passa a impressão de que ela está prestes a fechar as portas. Outro ponto importante está relacionado ao período da promoção. Quando ele é muito longo, tende a colocar em dúvida a qualidade e aceitação do produto ofertado.
  4. Controle o estoque – É muito desagradável quando o cliente se depara com anúncio de promoção aliado a prateleira vazia. Então, além de controlar o estoque em tempo real com soluções de tecnologia, mantenha a equipe sob alerta para alterar a comunicação visual do PDV assim que o estoque do item em promoção for liquidado.

 

Não deixe de comunicar corretamente

Reforçamos a todo momento que o cartaz é o principal meio de comunicação entre o PDV e o cliente. Grandes marcas, por saberem disso, já aderiram ao cartazista eletrônico, como uma forma de ganhar autonomia, agilidade e eficiência na produção de cartazes. Isso, sem a necessidade de destacar um profissional da equipe especificamente para realizar a ação. Pense nisso também.

 

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