Os desafios do varejo na região Nordeste, destacando calendário promocional, loja eficiente e cartaz de preço

por| 13 de abril de 2020| 0 Comentários

*por Denise Barbone, Trend Advisor do Tagsell

 

A estratégia comercial do varejo não é algo padronizado que pode ser replicado entre as cidades do Brasil. Cada região do País reserva particularidades sobre situação econômica, distribuição das lojas e cultura local. Isso quer dizer que, na hora de elaborar o calendário promocional, traçar as estratégias de venda ou organizar seu PDV, o lojista precisa fazer um mapeamento da situação do local.

Nesse artigo, especificamente, vamos listar sete particularidades do Nordeste brasileiro.

 

  1. Lojas de rua são prioridade

No Nordeste, as lojas do varejo predominam, fazendo com que os pontos de venda precisem ter atenção com a comunicação da fachada do estabelecimento. É importante, ainda, considerar nesse ponto que a região é formada por cidades extremamente populosas, com total de mais de 56 milhões de habitantes, de acordo com dados do IBGE.

 

  1. É preciso ativar a circulação do entrante

Considerando as loja de rua, é preciso evidenciar logo na entrada os preços promocionais e os produtos de giro algo, como eletroportáteis,  por exemplo. Além disso, mantenha atenção aos produtos em exposição: para ter uma loja eficiente, o ideal é que esse mostruário seja trocado, pelo menos, a cada quinze dias.

 

  1. Todo varejo é um potencial concorrente

O lojista não deve entender como concorrente apenas o varejo que vende produtos simulares ao dele. Isso porque, ainda que o consumidor saia de casa decidido a comprar um item, ele pode mudar a prioridade assim que encontrar a primeira oferta. Essa dica vale para relações comerciais em qualquer região do Brasil.

 

  1. Todas as datas do calendário promocional são importantes

O Nordeste é uma região do País que gosta de festa, então tenha um calendário promocional que contemple os feriados nacionais, as datas comerciais e os dias comemorativos da sua região. Apenas adapte a comemoração à realidade do seu negócio. Por exemplo, no Natal, ainda que você não venda o principal item do período, que é o panetone, é possível expor produtos que possam ajudar as famílias na ceia. Essa é uma forma estratégica de fortalecer sua relevância diante da concorrência.

 

  1. Os nordestinos valorizam o bom atendimento

O Nordeste é conhecido por ter uma população extremamente receptiva e acolhedora. Por essa razão, essas mesmas pessoas que recebem bem esperam ser tratadas com cuidado, em um ambiente organizado, limpo e com comodidade. Dessa forma, um diferencial competitivo no comércio e varejo da região é o atendimento, exigindo que os líderes de PDV invistam na capacitação de seus colaboradores para atender bem, com preocupação genuína de estreitar e fortalecer o relacionamento com os clientes.

 

  1. Facilidades no pagamento ajudam a driblar a crise da região

A região Nordeste do País tem sido uma das mais afetadas negativamente pelas crises econômicas do Brasil. Isso não significa que os nordestinos deixarão de comprar, mas sim que eles vão se sentir mais atraídos pelo estabelecimento que esteja disposto a flexibilizar quando o assunto for formas de pagamento, facilidades no acesso ao crédito e promoções.

 

  1. Cartaz de preço é o principal meio de comunicação

Independentemente da região do País, dentro da loja o cartaz de preço é a principal comunicação entre o ponto de venda e o consumidor. Então, complemente sua estratégia do calendário promocional com uma comunicação visual padronizada e personalizada para não deixar que o cliente fique sem informações sobre os benefícios que você quer oferecer a ele. Nesse contexto, vale investir em um cartazista eletrônico, software que auxilia o lojista quando ele tem um cartaz de oferta para imprimir. A aquisição beneficia o lojista com autonomia, agilidade e economia na produção e impressão de cartazes, sem erros digitais, gramaticais ou de informação.

 

Agora que você já tem as melhores práticas para atender o cliente da região nordeste do País, mãos à obra e boas vendas!

 

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